terça-feira, 7 de maio de 2013

BR-101 Sul entre Içara e Araranguá/SC

O DNIT realizou, no mês de abril, melhorias na sinalização horizontal (faixas de eixo central e bordos de pistas) no segmento do Lote 28 ( Criciúma-Araranguá), na duplicação da BR-101 Sul catarinense. O lote está concluído desde o final de 2010 e, periodicamente, recebe trabalhos de melhorias na sinalização de segurança.
A nova pintura nas faixas de eixo central e bordos das pistas duplicadas foi acrescida de setas desenhadas no asfalto, indicando a proximidade de viaduto ou ponto de retorno de sentido. As setas funcionam em complemento às placas e painéis instalados, parte da sinalização definitiva disposta nos trechos duplicados da rodovia federal. As melhorias também foram feitas na sinalização horizontal indicatória de acesso e saída de alças laterais e viadutos, conhecidos como “zebrados” e, também, em faixas de pedestres instaladas em vias lindeiras. Todo o trabalho faz parte do cronograma de manutenção da rodovia, juntamente ao serviço de roçadas e limpeza de sarjetas e bocas-de-lobo.
As faixas de eixo central e bordos de pistas reforçam os já instalados dispositivos de segurança para motoristas e pedestres. A sinalização horizontal contínua e de cor amarela demarca também os espaços em que há tráfego de veículos em mão dupla, orientando o fluxo local e indicando os espaços de movimentação de pedestres. A sinalização horizontal tracejada de cor branca indica que a pista é duplicada e cada faixa é destinada ao tráfego em mesmo sentido, com possibilidade de ultrapassagem. Os usuários da BR-101 Sul precisam atentar às interrupções em faixas de rolagem para construção de proteções de concreto, instalação de elementos refletivos e pintura de faixas no eixo central e bordos das pistas. Nas vias lindeiras há trabalhos de instalação de placas, painéis e sinalização definitiva em trechos recém-liberados, como em Pescaria Brava, Capivari de Baixo, Araranguá e Sombrio.
A substituição da sinalização provisória está sendo executada em trechos com a duplicação das pistas já concluídas. No mês de agosto de 2010, o DNIT assinou contrato para instalação das sinalizações definitivas nos lotes duplicados da BR-101 Sul, entre os municípios de Imbituba a Passo de Torres, e, desde então, trechos já duplicados deixaram de ter sinalização provisória para receber a sinalização definitiva. A principal mudança está no limite de velocidade definido para segmentos duplicados, passando dos 80 km/h limitados para pista simples, para 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos de grande porte.
O conjunto de equipamentos de segurança e sinalização são complementados pela construção das proteções de concreto no eixo central de pistas (New Jersey), instalação de defensas metálicas, lombadas e radares eletrônicos para coibir o excesso de velocidade.